Rejeição 229: IE do Emitente não informada

Ocorre quando a Inscrição Estadual (IE) do emitente não é corretamente preenchida no XML da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Isso pode acontecer se o campo estiver vazio, contiver apenas zeros ou for omitido.


Como resolver a Rejeição 229

  1. Verifique o cadastro da empresa no sistema NS7:

    • Acesse o cadastro da empresa no seu sistema emissor de NF-e.

    • Confirme se o campo da Inscrição Estadual está preenchido corretamente.

    • Evite deixar o campo vazio ou preenchê-lo com zeros.

  2. Corrija o campo da Inscrição Estadual:

    • Se a empresa possui IE, informe o número correto.

    • Se a empresa for isenta, verifique as orientações da SEFAZ do seu estado sobre como indicar essa condição.

  3. Atualize o XML da NF-e:

    • No XML da NF-e, o campo da IE deve ser preenchido corretamente dentro da tag.

  4. Reenvie a NF-e para a SEFAZ:

    • Após corrigir o cadastro e o XML, gere novamente a NF-e e envie para a SEFAZ para validação.

Para acessar a lista de rejeições acesse aqui.

Referência