Rejeição 206: NF-e já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ

Ao tentar transmitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), pode surgir a seguinte mensagem de rejeição:

“206 – NF-e já está inutilizada na base de dados da SEFAZ”

Esse erro significa que o número da nota que está sendo usado já foi inutilizado anteriormente, ou seja, informado à SEFAZ como um número que não seria mais utilizado. Por isso, não é permitido gerar uma NF-e com essa numeração.


Por que isso acontece?

A inutilização de número de NF-e é um procedimento comum utilizado quando, por algum motivo, uma sequência de numeração não será mais usada (por exemplo, falhas na emissão, saltos de numeração, entre outros). Quando isso é feito, a SEFAZ bloqueia aquele número, e qualquer tentativa de usá-lo novamente resultará na rejeição 206.


Como resolver a rejeição 206?

A solução é simples:

  1. Verifique se o número da NF-e que você está tentando enviar foi inutilizado.

  2. Se foi, não é possível aproveitá-lo novamente.

  3. Nesse caso, você deve emitir a NF-e com um novo número, respeitando a sequência e evitando os números já utilizados ou inutilizados.


Dica importante para evitar esse erro:

  • Tenha controle da sequência de numeração das suas NF-es. Isso evita retrabalho e garante mais segurança na emissão.

  • Sempre que for inutilizar uma numeração, certifique-se de que realmente ela não será utilizada mais no futuro.

Para acessar a lista de rejeições acesse aqui.

Referência