Rejeição 237: CPF do destinatário inválido

Essa rejeição acontece quando o CPF informado no XML da NF-e para o destinatário (pessoa física) está incorreto ou inválido de acordo com a base da Receita Federal.

Isso pode ocorrer por:

  • Dígitos errados (número de CPF digitado incorretamente);

  • CPF com formato inválido;

  • CPF fictício usado apenas para testes;

  • CPF de pessoa falecida ou cancelado pela Receita.

Como resolver a Rejeição 237

1. Verifique o CPF informado

  • Confira com o cliente se o número do CPF está correto.

  • Veja se não houve erro de digitação ou inversão de números.

2. Valide o CPF

Você pode usar validadores online para checar se o CPF segue o padrão matemático correto. Porém, atenção: mesmo um CPF matematicamente válido pode estar inativo ou irregular na Receita.

3. Corrija no sistema ou no XML

Se for um erro de cadastro, corrija o CPF no seu sistema NS7 e gere o XML novamente. 

4. Reenvie a NF-e

Após a correção, reenvie a nota para a SEFAZ.

Para acessar a lista de rejeições acesse aqui.

Referência