Rejeição 222: Protocolo de Autorização de Uso difere do cadastrado

O que significa esse erro?

Essa rejeição ocorre quando, ao tentar cancelar uma NF-e, o número do protocolo de autorização informado no evento não corresponde a nenhum protocolo válido na base de dados da SEFAZ. Em outras palavras, a SEFAZ não reconhece que a nota fiscal foi autorizada com aquele protocolo.


Por que isso acontece?

Esse erro geralmente ocorre por:

  • Informar um número de protocolo incorreto no XML de cancelamento.

  • Tentar cancelar uma NF-e que nunca foi realmente autorizada.

  • Erro de digitação, formatação ou inconsistência entre o XML da NF-e e o evento de cancelamento.

  • Tentativa de cancelamento de uma NF-e em ambiente diferente (ex.: tentando cancelar em produção uma NF-e emitida em homologação ou vice-versa).


Como resolver a Rejeição 222?

1. Verifique se a NF-e foi realmente autorizada

  • A NF-e precisa ter sido autorizada com sucesso pela SEFAZ.

  • Confirme se você possui o XML autorizado com o protocolo correto.

2. Confira o número do protocolo

  • No XML de cancelamento, o número do protocolo deve:

    • Ter 15 dígitos numéricos.

    • Ser exatamente o mesmo do protocolo que consta no XML da autorização.

3. Evite copiar colar de fontes erradas

  • Certifique-se de que o protocolo foi extraído do XML original da autorização e não de fontes externas ou incorretas.

4. Verifique o ambiente da SEFAZ

  • Confirme se você está enviando o cancelamento para o mesmo ambiente (produção ou homologação) em que a nota foi emitida.

Para acessar a lista de rejeições acesse aqui.

Referência